Escola de Saúde Santa Casa

A Escola de Saúde Santa Casa se traduz na soma de esforços de sua Mantenedora, Associação Beneficente Santa Casa de Campo Grande, instituição centenária, para prover a educação continuada na área da saúde. A Escola, oriunda da Gerência de Ensino, Pesquisa e Educação Continuada, oferta cursos profissionalizantes e demais cursos livres a seu público interno de colaboradores e ao público em geral, com foco na excelência de ensino e aprendizagem. Num contexto geral, além da grade de cursos, a Escola elabora e executa projetos relacionados ao ensino e à pesquisa e destina suporte técnico e tecnológico às ações de apoio ao aperfeiçoamento educacional, a programas de residências médicas e programas de estágios, com a gestão do campo de estágio no Hospital Santa Casa. A Escola de Saúde Santa Casa já está trabalhando para implantar o Ensino Superior, de graduação e especializações, tendo como hospital de ensino a própria Santa Casa.

A Santa Casa possui caráter de hospital de ensino. O campo para estágios e residências médicas é vasto e diversificado. O estatuto da Mantenedora prevê na Seção III.

– Dos Fins e Objetivos, Art. 5º, V: “Criar e manter instituição de Ensino e Pesquisa de níveis médio e superior e promover cursos de capacitação profissional na área da saúde”.

Tramita na instituição o projeto para a implantação do Ensino Superior, por intermédio da criação da Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa.

Além da execução dos trabalhos relacionados à realização da capacitação e do treinamento de colaboradores e do público em geral, a Residência Médica da Santa Casa, a partir de 2019, passou a ser conduzida diretamente pela ABCG Santa Casa, com os processos de organização, execução e gerenciamento sob a responsabilidade da Escola de Saúde Santa Casa.

A Escola de Saúde realiza os trabalhos de oportunidades de parcerias, cuida das bolsas e dos demais procedimentos para que o aluno ou residente possa adentrar a Santa Casa. Compete à Escola de Saúde, entre outras competências, buscar alternativas para a melhor execução dos programas de educação, contatar e fechar parcerias, comercializar os cursos e treinamentos livres, vislumbrar fontes de financiamento para o ensino e a pesquisa, elaborar, propor projetos e executá-los com foco na sustentabilidade institucional, na humanização e no aprimoramento do público-alvo, na modernização tecnológica, seriedade e lisura nas ações, e qualidade dos serviços prestados. Todas as ações da Escola são planejadas e executadas sob o olhar administrativo, técnico e político da alta gestão da Mantenedora e das demais áreas afins inseridas no contexto.

A Escola de Saúde Santa Casa funciona em prédio localizado no complexo Santa Casa, com entrada para o público externo pela Avenida Mato Grosso. Possui amplas salas de aula, setores administrativos e secretaria, sanitários, sala para os professores e laboratórios realísticos.

Missão: Difundir o conhecimento através da oferta do ensino técnico profissionalizante de nível médio, pesquisa e extensão, promovendo a educação continuada para o aperfeiçoamento e a valorização dos profissionais do segmento da saúde, com qualidade e excelência, contribuindo para o desenvolvimento social das populações.


Visão:

1. Ser referência Nacional em ensino profissionalizante e no aperfeiçoamento educacional de profissionais na área da saúde;
2. Ser reconhecida pela Humanização e Qualidade de ensino;
3. Se constituir como centro educacional formador de profissionais técnicos na área de saúde;
4. Incentivar e promover o desenvolvimento e o crescimento individual e coletivo;
5. Se constituir como centro educacional voltado para a pesquisa e aperfeiçoamento em extensão;
6. Ser Referência em Qualificação Profissional, gerando e disseminando conhecimento.


Valores:

1. Dedicação às pessoas;
2. Comprometimento com a educação e o ensino;
3. Ética nas atitudes;
4. Transparência nos processos;
5. Ousadia nas decisões;
6. Equidade e Altruísmo.