20 de maio - Dia Internacional da Pesquisa Clí­nica

Dia 20 de maio é comemorado o Dia Internacional da Pesquisa Clínica. O CEP ABCG SANTA CASA enaltece a importância da pesquisa clínica, onde os estudos em seres humanos contribuem para o desenvolvimento de novas técnicas e insumos para o desenvolvimento de tratamentos inovadores aos pacientes.

A Cooperação Técnico-Científica nº 236/2019, firmada entre a Associação Beneficente Santa Casa de Campo Grande (ABCG Santa Casa), Fundação Oswaldo Cruz-Fiocruz e Conselho Regional de Farmácia de MS-CRF/MS, possui duração de 5 anos e visa à implantação e implementação de um Centro de Pesquisa Clínica (CEPEC) no âmbito do hospital Santa Casa, maior e mais complexo hospital do Mato Grosso do Sul. A primeira grande ação do projeto foi a implantação de em Comitê de Ética em Pesquisa, vinculado à Santa Casa, objetivo esse já atendido. A implantação do CEPEC Santa Casa está no início da fase de estruturação física/equipamentos e de capacitação das equipes que atuarão na pesquisa clínica.

A grande diversidade genética do povo brasileiro contribui para que o Brasil seja atraente para a pesquisa clínica. Com o advento da pandemia do Covid-19, inúmeras pesquisas foram submetidas ao Sistema CEP/Conep, envolvendo um grande número de pesquisadores e de participantes de pesquisa.

Critérios para a melhoria legal dos processos relacionados à Pesquisa Clínica têm sido foco de discussões e acertos dos órgãos envolvidos (a citar: Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde, Sistema CEP/Conep e Agência Nacional de Inspeção Sanitária-ANVISA), visando, em especial à segurança do paciente. Nesse sentido, a soma de esforços é de suma importância para a reavaliação dos processos e estabelecimento de melhorias para a pesquisa clínica.

Neste dia Internacional da Pesquisa Clínica, parabenizamos a todos os profissionais e instituições envolvidas em tão importante missão!