67 3322-4252
CADASTRO DO USÚARIO PESQUISADOR

Todo pesquisador deverá estar cadastrado na Plataforma Brasil para que possa apresentar seus protocolos para apreciação de um Comitê de Ética. Para ter acesso às funcionalidades da Plataforma Brasil é preciso se cadastrar no sistema. O cadastro é realizado no seguinte site: https://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf

 

Para efetuar o cadastro é necessário inserir uma cópia digitalizada de um documento de identidade (em formato 'DOC' ou 'PDF'), uma foto (em formato 'JPG' ou 'PDF' com resolução de 1000 DPI 2000PI) e currículo (em formato 'DOC', 'DOCX', 'ODT' e 'PDF' - máximo 2mb). Para aqueles que possuem currículo lattes, basta incluir o link de acesso.

 

Ainda no cadastro, o pesquisador/aluno deve se vincular a uma instituição. Se o pesquisador possui vínculo institucional com a ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE SANTA CASA DE CAMPO GRANDE é necessário adicioná-la como Instituição Proponente.

* Os dados para a vinculação institucional é: CNPJ: 03.276.524/0001-06, ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE SANTA CASA DE CAMPO GRANDE.

 

Após efetivação do cadastro, a Plataforma Brasil enviará para o e-mail cadastrado uma senha para que o usuário possa acessar o sistema. Recomenda-se que esta seja alterada ao primeiro login. Para mais orientações sobre o Cadastro na Plataforma Brasil, assista ao vídeo: Cadastro do Usuário Plataforma Brasil e/ou acesse o Manual do Usuário “Cadastro do Usuário ”.

 

Obs.: As instituições vinculadas no perfil do pesquisador são as opções que ficarão disponíveis para marcação no campo de “Instituições Proponentes” (e instituição coparticipante – se aplicável em projeto unicêntrico com coparticipante) e, consequentemente, quando marcadas, aparecerão na folha de rosto gerada ao final da submissão dos projetos, conforme mostrado na parte de Submissão de Projetos.

 

Atenção: é responsabilidade do pesquisador, durante a submissão do projeto de pesquisa, realizar a vinculação da instituição coparticipante, adequadamente. 

* Se a Instituição Coparticipante do projeto possui CEP, após a apreciação do CEP da Instituição Proponente, o CEP da Instituição Coparticipante receba o projeto para a análise ética e somente após a aprovação deste, o pesquisador poderá iniciar a coleta de dados.

* Para mais informações acesse o Manual do Pesquisador e assitir as vídeos de Sumissão de Projeto na Plataforma Brasil: etapa 1; etapa 2; etapa 3

 

 

CADASTRO DE INSTITUIÇÃO 

Perguntas frequentes:

1. Como cadastrar instituição ou indústria estrangeira sem base no Brasil?

O cadastro para instituição ou indústria do exterior deve ser feito pelo mesmo procedimento utilizado para o cadastro das instituições ou indústrias nacionais. O procedimento para solicitação de cadastro de instituição está disponível no manual "Solicitar Cadastro de Instituição" disponível na Central de Suporte (canto superior direito do portal https://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf).

2. Como vincular uma Instituição Proponente?

O pesquisador deve clicar na aba ALTERAR MEUS DADOS, em seguida, ADICIONAR INSTITUIÇÃO, responder à pergunta: "Deseja vincular alguma Instituição de pesquisa?" (Sim), clique em BUSCAR INSTITUIÇÃO para encontrar a Instituição Desejada, pelo NOME ou CNPJ. O seu perfil deverá ser de Pesquisador para que a instituição possa ser usada como proponente em cadastro de projeto de pesquisa. A análise da solicitação de cadastro de Instituição será feita em até 5 dias úteis.

Para mais informações assista ao vídeo Cadastro de Instituição

 

DEFINIÇÃO DE INSTITUIÇÃO PROPONENTE | PARTICIPANTE | COPARTICIPANTE 

Segundo a CARTA Nº 0212/CONEP/CNS, de 21 de outubro de 2010:

a) Instituição Proponente: instituição com a qual o pesquisador responsável tem vínculo e em nome da qual apresenta a pesquisa; corresponsável pela pesquisa e pelas ações do pesquisador. Em projetos multicêntricos e unicêntricos, esta instituição será o Centro Coordenador do estudo.

b) Instituição Participante: caracteriza uma extensão do Centro Coordenador (Instituição Proponente), ou seja, a pesquisa acontece integral e simultaneamente ao Centro Coordenador. Nesta tem-se um pesquisador responsável específico diferente do Centro Coordenador, o qual deve submeter à pesquisa.

c) Instituição Coparticipante: compreende-se aquela na qual haverá o desenvolvimento de alguma etapa da pesquisa. Esta é, portanto, uma instituição que participará do projeto, tal qual a proponente, apesar de não o ter proposto, o Pesquisador Responsável por este estudo será sempre o mesmo da Instituição Proponente.

 

DEFINIÇÃO DE PROJETOS MULTICÊNTRICOS X UNICÊNTRICOS 

a) Projetos Multicêntricos (com coparticipantes): projeto de pesquisa a ser conduzido de acordo com protocolo único em vários centros de pesquisa e, portanto, deverá ser submetido pelo pesquisador responsável específico de cada um destes centros. As submissões deverão seguir os mesmos procedimentos de qualquer outro projeto (metodologia, desenho, consolidação dos dados e etc.).

b) Projetos Unicêntricos (com coparticipantes): o protocolo de pesquisa no qual a coparticipante executará apenas parte dos procedimentos da proponente, onde serão recrutados participantes de pesquisa (ou seus dados), mas não serão executados os mesmos procedimentos da proponente.