IMPLANTADO PRIMEIRO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA CLÍNICA DE MS

• Categoria: Eventos
  • Data: 13-03-2020

Durante a solenidade realizada nesta sexta-feira (13), a Santa Casa de Campo Grande por meio da Escola de Saúde lançou, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Conselho Regional de Farmácia (CRF), o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) voltado para a promoção e fomento da pesquisa clínica em bases legais e científicas com foco nos seres humanos (pacientes). De acordo com o Conselho Estadual de Saúde, a Santa Casa é o primeiro hospital de Mato Grosso do Sul a implantar um Comitê de Ética em Pesquisa Clínica.

Na abertura, o presidente da Santa Casa, Esacheu Nascimento, falou em nome da diretoria corporativa e conselho de administração sobre a importância da introdução da pesquisa clínica no hospital. “Esse trabalho terá um alcance muito grande, não somente para os profissionais de pesquisa daqui, mas, também, para outras entidades e atingirá a mais beneficiada, a população. Além disto, os estudos testificarão a eficácia de novos medicamentos que serão colocados no mercado. Tenho certeza de que toda a equipe técnica conduzirá da melhor forma este projeto”, comentou.

Em seguida, o diretor da Escola de Saúde, Prof. Ivan Araújo Brandão, agradeceu a todos os membros envolvidos no processo de criação do CEP e demais profissionais parceiros. “Nos sentimos muito honrados pelas parcerias que fizemos e agradeço a todos que ajudaram de forma intensiva para que a Escola de Saúde vivesse esse momento. Aos colegas e grandes profissionais do hospital, da Fiocruz, do CRF e demais entidades participantes, nosso muito obrigado a todos”.

Representando a Fundação Oswaldo Cruz Nacional, a pesquisadora em Saúde Pública da Fiocruz regional e afiliada do CEP Santa Casa, Dra. Ana Tereza Gomes Guerreiro, ressaltou que a parceria reverte o conhecimento científico, o ensino e pesquisa em prol da sociedade. “Este é um grande ato em prol da saúde da população sul-mato-grossense que repercutirá em trazer novas tecnologias para o Estado e, posteriormente, ao Brasil. Através dos estudos poderemos projetar produtos que saiam da biodiversidade do bioma cerrado do Pantanal. Esse é o meu sonho junto a esta grande equipe técnica num futuro bem próximo”, enfatizou.

O presidente do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul, Dr. Flávio Shinzato, encerrou agradecendo a parceria. “O Conselho Regional de Farmácia está à disposição da Santa Casa para que possamos desenvolver muitas atividades juntos. Fica aqui registrado nosso apoio e o orgulho dos farmacêuticos em participar do CEP Santa Casa. Obrigado”.

O Comitê é um colegiado interdisciplinar e independente, com “múnus público”, que deve existir nas instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil. O mesmo é formado por médicos, médicos residentes, bioquímicos, farmacêuticos, profissionais do hospital, além de representantes dos Conselhos Estadual e Municipal de Saúde, da sociedade civil como nos casos de usuários dos serviços de saúde, profissionais de Universidades e Instituições de Ensino Superior.

Todo projeto para implantação de pesquisa em grandes centros, especialmente os que envolvem seres humanos, para ser validada, precisa cumprir os protocolos exigidos pelo Ministério da Saúde, por meio da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), órgãos aos quais o CEP Santa Casa foi devidamente credenciado.

As conversas sobre o projeto no hospital iniciaram em julho de 2019 sendo fortalecidas pela parceria tripartite firmada entre a Santa Casa, Fundação Oswaldo Cruz e o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF/MS) que visa a estruturação para implantação, a médio prazo, do Centro de Pesquisa Clínica na instituição. Deste então, são realizadas reuniões e vistas técnicas pelos profissionais da Fiocruz.

A composição do grupo está em conformidade com o Regimento Interno do CEP, que exige que pelo menos metade dos integrantes tenha experiência comprovada em pesquisa. Fazem parte do Comitê representantes de diversas instituições, sendo elas:

Santa Casa:

Adão José Pereira; Bruna Oliveira Corrêa do Amaral; Drª Priscila Alexandrino de Oliveira; Drª Luciene de Fátima Costa Torres; Dr. Edys Yukinori Tamazato; Dr. Fábio Sartori Schwerz; Dr. Jose Roberto de Souza; Dr. Walter Peres da Silva Junior; Isis Nara De Oliveira e Max Willian Irigoje Silva.

Fiocruz:

Drª Ana Tereza Gomes Guerrero.

Hospital de Olhos MS:

Dr. Antonio Eduardo Pereira.

Escola de Saúde Santa Casa:

Enfª Mestra, Áurea Lilia Batista Silva.

Conselho Local de Saúde:

Cleonice Alves de Albres.

Conselho Municipal de Saúde:

Maria Auxiliadora Ribeiro Vilalba Fortunato.

Conselho Estadual de Saúde:

Shirlei Santina Gonçalves e Enfª Mestra e Pesquisadora Docente de Ensino Superior, Sandra Demetrio Lara.

Além dos já citados, estavam presentes a coordenadora da Central Estadual de Transplante, Claire Miozzo, representando o governador, Reinaldo Azambuja, a vereadora, Cida Amaral, a presidente da Comissão de Pesquisa Clínica do CRF/MS, Helena Medeiros, o supervisor de qualidade, Dennis Pereira Júnior, representando o diretor de recursos próprios da Unimed, Dr. João Ricardo Tognini, a presidente do Sindicato das Escolas Particulares, Maria da Glória Barcellos, a diretora de relações institucionais, Sinara Ribeiro, representando a reitora, Elaine Borges Monteiro Cassiano do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, a presidente do Conselho Regional de Psicologia, Marilene Kaovalski, o coordenador do Núcleo do Consumidor da Defensoria Pública, Dr. Homero Medeiros e o professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, André Veras, representando o reitor, Dr. Laércio Alves de Carvalho.

FONTE: http://www.santacasacg.org.br/noticia/implantado-primeiro-comite-de-etica-em-pesquisa-clinica-de-ms#.YCQavGhKiUl